Pages

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O sapo

O sapo vai ser o primeiro de muitos animais que falarei aqui, muitos acham o sapo uma criatura asquerosa, porem se você e um verdadeiro amante dos animais, não acredita em animais feios e sim diferente.


mas continuando, o sapo é um animal que pode ser encontrado tanto na água como na terra, existe cerca de 4.800 sapos em todo o mundo. Eles tem pele rugosa, e glândula paratoides.
Abaixo mostrarei 13 especies de sapos:
Sapo cururu
O sapo cururu macho mede cerca de 140 mm enquanto a fêmea cerca de 170 mm. A diferença na cor e tamanho entre macho e fêmea. finge-se de morto quando e capturado Tanto as volumosas glândulas de veneno, como a tanatose podem ser consideradas como adaptações defensivas.
Seu habitat É  em regiões serranas, tanto no litoral como no interior. Ele é noturno, de dia se esconde entre raízes das arvores, ou nas copas delas. se alimenta de insetos.
ele Apresenta dimorfismo sexual acentuado. A desova é composta por cordões gelatinosos em fileiras dupla de ovos (raramente única). Os girinos, pretos, vivem em cardumes.

 Sapo-corredor, Bufo calamita
É um parente do sapo-comum que tem um modo de locomoção atípico, deslocando-se através de pequenas corridas em vez de “aos saltos” como é característico da maioria dos sapos e rãs.
Bombina variegata
 É um sapo que tem um comportamento muito invulgar pois quando se sente ameaçado dador eleva as suas patas mostrando o seu ventre amarelado que indica que é rico em toxinas que o tornam pouco apetecível.
 Pipa pipa
 É um sapo, semelhante  do sapo-parteiro, exibe um comportamento reprodutor singular - o macho empurra os ovos para cima das costas da fêmea, a que aderem tornando-se parte da pele da progenitora, onde evolui até à eclosão, altura em que emergem..
 Notaden bennettii
 É um sapo peculiar porque no seu dorso a pigmentação escura distribui-se de tal forma que parece que tem gravado na pele um crucifixo.
 Sapo-parteiro-ibérico
É uma espécie que ocorre apenas na Península Ibérica e que, como o nome indica, tem uma biologia reprodutiva invulgar, uma vez que é o macho quem se encarrega de proteger a prole transportando os ovos às costas.
 O Sapo-de-unha-negra
sapo de unha-negra Pelobates cultripes
Que pode ser encontrado em campos de cultivo e pastagens de Portugal, por exemplo, possui nas patas posteriores uma forte “unha” negra que utiliza para escavar os buracos onde permanece escondido durante o dia, já que é uma espécie noturna.
O Ascaphus truei 
É um sapo norte-americano que é da espécie de anuros atuais mais primitivas com a cloaca dos machos exibindo um órgão usado na reprodução e que faz com que pareça que tenha uma cauda.
Brachycephalus didactylus
  É o sapo mais pequeno do mundo, medindo menos de 10mm de comprimento; ocorre no Brasil, onde é conhecido como Sapo-pulga.
Esse sapo é conhecido por diversos nomes tais como sapo palhaço ou sapo Harlequim da Costa Rica. Não importa como se chama, é neo-tropical e vive pela Costa Rica e Panamá. As espécies listadas estão em risco e vivem hoje basicamente no Panamá.
SAPO DE CHIFRE
Esse sapo pode crescer até 15 cm e habitar o Uruguai, Brasil e norte da Argentina. Mesmo dando a impressão de ser parado, é rápido para dar o bote em lagartos, roedores pequenos, pássaros ou outras rãs.
SAPO LEOPARDO
O Sapo Leopardo do Norte é considerado uma espécie incomum, crescendo até 9 cm. Seu dorso tem uma coloração de marrom a verde escuro com manchas circulares com bordas claras.

GOSTARAM?COMENTEM!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário